Relações Interpessoais face à diversidade cultural no ambiente escolar

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CURSO PARA TURMA FECHADA

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AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS FACE À DIVERSIDADE CULTURAL EM AMBIENTE ESCOLAR

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:  

Este curso destina-se a discutir e facilitar as relações interpessoais no ambiente escolar. O relacionamento interpessoal na escola envolvendo equipe gestora, professores, alunos e pais, é importante e se reflete no desempenho institucional. Relacionar-se bem com as pessoas no ambiente de trabalho, requer habilidades que podem ser aprendidas e valores morais que podem ser aprimorados e fazem parte do desenvolvimento pessoal e profissional do educador, criando um ambiente harmonioso e respeitoso no ambiente educativo.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

Relações interpessoais no ambiente escolar. Afetividade e companheirismo. Respeito à diversidade cultural, religiosa, de raça, cor, classe social, idade, aparência. Discriminação e preconceito. Valores morais e éticos nas relações interpessoais.

PÚBLICO-ALVO:

Educadores em geral, estudantes de pedagogia, profissionais da educação, assistentes, monitores, professores, gestores educacionais.

CARGA HORÁRIA:

40 horas

MODALIDADE:

A distância.

MAPA DE COMPETÊNCIAS

 

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Adquirir conhecimentos para aprimorar o relacionamento interpessoal na escola. Demonstrar afetividade e companheirismo no trato com as pessoas. Apreciar a diversidade cultural presente no ambiente escolar
Conceituar preconceito discriminação, fofoca, calúnia e maledicência. Respeitar a diversidade religiosa, de raça, cor, classe social, idade, aparência física das pessoas. Erradicar o preconceito, a discriminação e os maus hábitos que prejudicam as relações interpessoais na escola.
Conceituar os valores importantes para o relacionamento interpessoal. Valorizar aspectos éticos e morais no desenvolvimento pessoal e profissional Expressar afetividade e companheirismo no seu cotidiano no ambiente de trabalho.

  OBJETIVO GERAL:

Aprimorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho baseadas na afetividade, respeito e companheirismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Unidade OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ao término da unidade o aluno será capaz de:  
1 Conceituar cultura, diversidade cultural, multiculturalismo.  Reflexão e discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar.
2  Identificar os benefícios da afetividade e companheirismo na escola Afetividade e companheirismo no ambiente escolar.
3 Identificar os malefícios causados pela discriminação, preconceito, fofoca, calúnia e maledicência. Conceito de discriminação, fofoca, preconceito, calúnia e maledicência.Respeito à diversidade cultural, religiosa, de raça, cor, classe social, idade, aparência física.
4 Elencar valores morais e éticos importantes nas relações interpessoais. Valores morais e éticos a serem cultivados no ambiente de trabalho.

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: 

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo.

A distância:Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO: Processual.

CERTIFICAÇÃO: Após a conclusão do curso. Curso Livre, respaldado na Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERÊNCIAS

FRESCHI, Elisandra Mottin . FRESCHI, Mário. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. In revista de educação do IDEAU. Vol. 8 – Nº 18 – Julho – Dezembro 2013-Semestral

Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola In: Ética, Valores e Cidadania na Escola. Módulo I. Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores. São Paulo. Ulisses Araújo, 2010. 15:27min., color. (USP/ UNIVESP – internet – vídeo-aula 24)

CAVALLERO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo: Contexto, 2000.

Rodrigues, Paula Cristina Raposo Lisboa. A diversidade cultural na Escola. Tese de Mestrado em Professores de 1º Ciclo, apresentada à Escola Superior de Educação João de Deus sob a orientação do Professor Doutor Pedro Fidalgo e Costa.Lisboa, janeiro de 2013.5

 

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