Orientação didática para elaboração de projetos educativos na educação infantil

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Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

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Curso

 ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 PLANO DE CURSO

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso capacita os coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil a elaborar projetos educativos, tornando esses profissionais ainda mais qualificados para enfrentar os diferentes contextos educativos presentes na sociedade. Na educação infantil, a abordagem curricular por projetos didáticos possibilita aos educadores a ampliarem os conhecimentos específicos das diversas áreas do conhecimento de modo interdisciplinar.

EMENTA:

Histórico, conceituação, pressupostos e princípios da Pedagogia de Projetos e os componentes envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos didáticos. Organização, desenvolvimento e culminância de práticas pedagógicas por meio do uso da Pedagogia de Projetos. O planejamento do currículo da educação infantil por projetos sugerida pelo RCNEI como forma de organização dos conteúdos escolares.

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia, coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil.

CARGA HORÁRIA:

40 horas.

Complementação de carga horária presencial com entrega de portfólio.

MODALIDADE:

Presencial/ a distância.

 MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Conceituar pedagogia de projetos, plano de ação, planejamento educacional, a partir do contexto histórico. Estudar os conceitos teórico-metodológicos que orientam a elaboração de projetos didáticos. Aplicar conceitos teórico-metodológicos na construção e vivência de projetos interdisciplinares na educação infantil.
Compreender a importância do uso de práticas pedagógicas interdisciplinares na educação infantil. Diferenciar os conceitos de pedagogia, educação, práticas pedagógicas e interdisciplinaridade. Incluir a pedagogia de projetos no planejamento curricular da educação infantil com atividades interdisciplinares.
Identificar temáticas possíveis de serem trabalhadas por projetos didáticos. Planejar os projetos contendo justificativa, objetivos geral e específicos, atividades, recursos materiais  e avaliação. Mediar as opiniões das crianças, possibilitando negociação conjunta durante os momentos de planejamento do tema e socializar conhecimentos.

 OBJETIVO GERAL:

Capacitar coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil a elaborar projetos didáticos interdisciplinares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Unidade OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao término da unidade o aluno será capaz de:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Reconhecer a importância da interdisciplinaridade e da articulação entre as áreas do conhecimento, identificando o papel do docente na consulta às crianças para elaboração dos projetos didáticos. Consideração da curiosidade das crianças sobre temas relacionados a conhecimento de mundo ou sociedade e natureza. O papel do professor como mediador da aprendizagem.
2 Relacionar as estratégias educativas dos projetos didáticos, seus desafios e possibilidades à pratica pedagógica do educador. O que é pesquisa? O que é um projeto? Sistematização dos conhecimentos, para serem retomados e discutidos ao longo do processo.
3 Distinguir os componentes do processo ensino-aprendizagem: justificativa, objetivos; atividades interdisciplinares; recursos materiais; avaliação. Elaboração teórica e prática de um projeto didático. Culminância do projeto.
4 Pesquisar um tema escolhido pelas crianças, pelo professor ou que esteja compondo o contexto social para socializar experiências e estabelecer relações entre um conhecimento e outro. Elencar temáticas do currículo que possam originar projetos didáticos.

 ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Dinâmica de grupo. Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de exercício prático com utilização de todos os equipamentos.

A distância:

Utilização das ferramentas  texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

 AVALIAÇÃO:

Processual/  Ou mediante entrega de portfólio.

 CERTIFICAÇÃO:

Após a conclusão do curso. Curso Livre, respaldado na Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

 REFERÊNCIAS:

 ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: O projeto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998

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