Organização da rotina na pré-escola face à dinamização da aprendizagem infantil

REF: ORPEFADAI Categorias , ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA PRÉ-ESCOLA FACE À DINAMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFANTIL

 DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso destina-se a refletir sobre o papel da rotina na educação infantil como elemento dinamizador das aprendizagens das crianças da creche e da pré-escola. Atualmente as crianças passam boa parte do dia em instituições educacionais e para que possa sentir-se segura e confiante longe de seus familiares precisa conhecer bem a rotina da instituição.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia, professores da creche e da educação infantil coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais.

 MODALIDADE:

Presencial/ a distancia                          

CARGA HORÁRIA:

40 horas

 MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Conceituar rotina no cotidiano escolar da educação infantil.  Coordenar as atividades rotineiras como sono, alimentação e higiene com as atividades motoras, cognitivas, afetivas e sociais. Mostrar interesse em conhecer a importância de unir o cuidar e o educar na educação infantil, efetuando mudanças se necessário na rotina escolar.
Refletir sobre a importância   da rotina como elemento organizador do cotidiano da creche e pré-escola. Estabelecer relações de integração entre as brincadeiras, os conteúdos e a rotina das atividades de cuidado na educação infantil. Organizar os tempos e atividades fixas e variáveis dividindo o dia em grandes blocos que permitam variação de tarefas.
Ampliar o repertório pessoal de brincadeiras infantis populares que fazem parte da cultura da infância. Usar as informações recebidas para dinamizar as atividades em sala de aula. Flexibilizar /respeitar os horários e atividades de rotina de acordo com o desenvolvimento da criança.

 OBJETIVO GERAL:

Capacitar os educadores a discutir a importância de uma  rotina  produtiva para a educação infantil em que sejam integrados os atos de cuidar e educar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Unidade OBJETIVOS Ao término da unidade o aluno será capaz de: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Conhecer  a história da educação infantil no Brasil  para entender a separação dos atos de cuidar e educar ainda praticado em muitas instituições. Breve histórico das creches e da educação infantil.
2 Discutir a importância de uma rotina produtiva para a educação infantil em que sejam integrados os atos de cuidar e educar. O cuidar e o educar na educação infantil.
3 Conhecer experiências de rotina dinamizadoras das aprendizagens das crianças em escolas de educação infantil.  Experiências de escolas que utilizam a rotina como elemento dinamizador das atividades de aprendizagem nas crianças.
4 Elaborar um cartaz ou instrumento gráfico que facilite para as crianças organizar-se no tempo e espaço escolares, unindo atividades de cuidado e educação.  Cartaz ou elementos gráficos para auxiliar crianças pequenas a se organizarem respeitando a rotina da sala de aula.

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial: Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo.

A distância: Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO:

Processual. Complementação da carga horária por tarefas e portfólio.

CERTIFICAÇÃO:Após a conclusão do curso. Curso Livre, respaldado na Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERÊNCIAS

 BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por Amor e por Força – Rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2006.

 TOLEDO, Adriana. Estabelecer uma rotina produtiva. Revista Nova Escola. Edição especial. Educação Infantil. Agosto, 2007, p.24 a 27.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Organização da rotina na pré-escola face à dinamização da aprendizagem infantil”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.