Movimento e linguagem corporal na educação infantil

REF: MLCDCEI Categorias ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

MOVIMENTO E LINGUAGEM CORPORAL: A DANÇA CRIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Este curso destina-se a capacitar os educadores para desenvolver o movimento e a linguagem corporal na educação infantil por meio da dança criativa. A dança criativa possibilita às crianças a descoberta do corpo, suas possibilidades de movimento e suas potencialidades expressivas. Por meio dos movimentos corporais sob a forma de jogo e atividades lúdicas, a criança vivencia o repouso e a ação e memoriza os movimentos, trabalhando a motricidade.

 PLANO DE CURSO

 EMENTA:

Fundamentos da dança contemporânea Rudolf Laban (1879-1958), aplicada às crianças. O corpo e suas possibilidades de movimento na infância. Noções de orientação espacial, lateralidade, altura, expressividade gestual, memorização de gestos. A interação social por meio do movimento.

 PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia e artes, professores e demais educadores que atendem a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

 MODALIDADE:

Presencial/A distância

 CARGA HORÁRIA:

40 horas.

Complementação de carga horária por entrega de portfólio.

MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Conhecer alguns fundamentos da dança contemporânea Rudolf Laban (1879-1958), aplicada às crianças. Discutir as possibilidades da dança criativa na educação infantil. Apreciar atividades de expressão corporal, recreação e jogos motores.
Compreender a dança criativa como uma possibilidade de trabalhar o movimento e a linguagem corporal das crianças. Desempenhar com alegria as atividades de movimento e linguagem corporal com as crianças. Assumir atitudes de Abertura ao trabalho de livre expressão corporal por meio da dança criativa.
Expressar-se criativamente com o corpo, para mediar as atividades de movimentação corporal com as crianças. Vivenciar movimentos, espaços e temporalidades para conduzir as crianças a se expressarem criativamente. Valorizar as expressões corporais criativas das crianças.

OBJETIVO GERAL:

Capacitar os participantes para desenvolver o movimento e a linguagem corporal na educação infantil por meio da dança criativa.

 OBJETIVOS ESPECÌFICOS

Unidade OBJETIVOSAo término da unidade o aluno será capaz de: CONTEUDO PROGRAMÁTICO
1 Desenvolver a capacidade de interiorizar conceitos espaço-temporais construídos com a união da música com o movimento, expressando sua emotividade. Fundamentos da dança contemporânea Rudolf Laban (1879-1958), aplicada às crianças.
2 Vivenciar movimentos, espaços e temporalidades para conduzir as crianças a se expressarem criativamente. O corpo e suas possibilidades de movimento na infância. Noções de orientação espacial, lateralidade, altura, expressividade gestual, memorização de gestos.
3 Apreciar atividades de expressão corporal, recreação e jogos motores como promotoras de interação social. A interação social por meio do movimento.
     

 ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo. Complementação de carga horária por portfólio.

A distância:

Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO:

Processual/ mediante entrega de portfólio

CERTIFICAÇÃO:

Curso Livre. Após a conclusão do curso. Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

 REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais : Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo; Summus, 1978.

_____________ Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

GABRIELLI, Michelle Aparecida; PRONSATO Laura. Dança e literatura: sensibilização, reflexão e criticidade por meio de linguagens artísticas. Revista Ponto de Vista – Vol.4.Disponível em:

http://www.coluni.ufv.br/revista/docs/volume04/dancaLiteratura.pdf   Acessado em 17/03/2014.

MARQUES, Isabel A. Afinal, que dança é essa? Introdução às práticas de dança na Educação Infantil.In Interações: crianças, dança e escola.  São Paulo: Blucher, 2012.

PORPINO, Kareninne de Oliveira. Dança e Currículo. In Dança na Escola: Arte e Ensino Ano XXII – Boletim 2 – Abril 2012

NEVES, Adriana Di Marco Dança e Psicomotricidade: Propostas do ensino da Dança na escola. Trabalho apresentado no Encontro Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas 2012, realizado no Espaço Benedito Nunes, na Saraiva MegaStore, de 20 a 23 de novembro de 2012, Belém-Pará.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Movimento e linguagem corporal na educação infantil”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.