Literatura na educação infantil – diversidade e roteiros de trabalho

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Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

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LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIVERSIDADE E ROTEIROS DE TRABALHO

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso tem como objetivo desenvolver habilidades básicas para contar histórias. Essa habilidade é exigida dos profissionais da educação Infantil e séries  iniciais  do ensino fundamental. Contar e ouvir histórias faz parte da infância, é uma necessidade humana presente em todas faixas etárias. Contar e ouvir histórias constituem-se em fatores que influenciam comportamentos e atitudes que contribuem para ampliar a leitura do mundo nas crianças, além de desenvolver a oralidade e despertar o gosto pela leitura.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

Memórias afetivas da infância do educador: ouvir e ler histórias. Importância da Literatura na educação infantil na creche, na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Lendo e contando histórias na creche. Os contos de fadas e sua função na pré-escola. Técnicas para contar histórias com arte. Roteiros de trabalho para histórias cantadas, dramatizadas, com fantoches, com luva, com dedoches e com avental.

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais da área de educação em geral, estudantes de pedagogia, professores de creche, educação infantil e ensino fundamental.

 MODALIDADE:

Presencial/A distância

 CARGA HORÁRIA:

40 horas.

Complementação de carga horária por entrega de portfólio.

MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Compreender que contar histórias faz parte da humanidade, desde os tempos mais remotos, identificando ao longo do tempo a figura dos contadores de histórias. Narrar suas memórias afetivas da infância no aspecto da contação de histórias. Apreciar ouvir, contar e ler histórias.
Reconhecer a importância da Literatura na educação infantil na creche, na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Compartilhar os projetos e práticas com literatura infantil que tem realizado em suas turmas, ou que conhecem. Mostrar interesse por aprender técnicas de contação de histórias para aplicar no cotidiano.
Descrever as diferenças entre ler e contar histórias Estabelecer relações entre os modos de se contar / ler uma história. Relacionar técnicas de contação de histórias.

OBJETIVO GERAL:

Reconhecer a importância da literatura na educação infantil, capacitando educadores para desenvolver habilidades básicas para contar histórias.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS

Unidade OBJETIVOS

Ao término da unidade o aluno será capaz de:

CONTEUDO PROGRAMÁTICO
1 Compreender porque se conta histórias e porque se gosta de ouvi-las. Para que ouvir e contar histórias?
2 Reconhecer a importância dos projetos de literatura infantil na creche, na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Importância da Literatura na educação infantil na creche, na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental.
3 Focalizar o trabalho com literatura na creche.Analisar a função dos contos de fadas na educação infantil. Lendo e contando histórias na creche.Os contos de fadas e sua função na pré-escola.
4 Adquirir conhecimentos de algumas técnicas de contação de histórias, elaborando roteiros de trabalho para literatura infantil. Técnicas para contar histórias com arte. Roteiros de trabalho para histórias cantadas, dramatizadas, com fantoches, com luva, com dedoches e com avental.

 ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo. Complementação de carga horária por portfólio.

A distância:

Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO:

Processual/ mediante entrega de portfólio

CERTIFICAÇÃO:

Curso Livre. Após a conclusão do curso. Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERENCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scippione, 2009.

BETTELLHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CAMPBELL, JOSEPH. O poder do mito. Joseph Campbell, com Bill Moyers Org. por Betty Sue Flowers; tradução de Carlos Felipe Moisés. -São Paulo: Palas Athena, 1990

COUTINHO, Afrânio. Que é literatura e como ensiná-la. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 8 -15.

LEÃO, Claudia. Projeto leitura no Berçário! Porque não? Santos, SP. Prêmio PROLER, 2006. Disponível em http://espacodelerdireitodetodos.blogspot.com.br/2008_08_01_archive.html

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 4 ed. São Paulo: Global, 1985.

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