Desenvolvendo a linguagem musical na educação infantil.

REF: DLMEI Categorias ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

DESENVOLVENDO A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso destina-se a capacitar os educadores em geral que trabalham com educação infantil (creche e pré-escola) a desenvolver atividades de musicalização. A música é uma linguagem que expressa em formas sonoras e comunica sensações, sentimentos e pensamentos por meio de combinações entre o som e o silêncio. Através da música o ser humano expressa os sentimentos, exteriorizando as emoções. A música inspira o movimento corporal criativo na educação infantil e a dança, que são formas de expressão benéficas para o corpo e a mente e contribuem para a socialização.

PLANO DE CURSO

EMENTA: A música como linguagem expressiva das manifestações sonoras cotidianas. Objetivos da musicalização na educação infantil. Interpretação de canções populares que compõem a cultura da infância. Jogos e brincadeiras musicais para a educação infantil. A importância da bandinha rítmica.

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia, professores da creche e da educação infantil coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais.

MODALIDADE:

Presencial/ a distância                          

CARGA HORÁRIA: 40 horas

MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Conhecer alguns aspectos da história da música. Mostrar interesse em
Reconhecer a importância da musicalização na educação infantil
Ampliar o repertório pessoal de músicas infantis populares que fazem parte da cultura da infância. Pesquisar e organizar uma coletânea de canções populares da infância. Usar as informações recebidas para dinamizar as atividades em sala de aula.

 OBJETIVO GERAL:

Ampliar os conhecimentos sobre a música na educação infantil para desenvolver atividades de musicalização, interpretação de canções, jogos com musica e movimento com as crianças.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Unidade OBJETIVOSAo término da unidade o aluno será capaz de: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Conhecer alguns aspectos da história da música, patrimônio cultural da humanidade. Breve histórico da música, enquanto patrimônio coletivo da humanidade.
2 Reconhecer a importância da musicalização na educação infantil A importância da musicalização na educação infantil. Objetivos da musicalização na educação infantil.A importância da bandinha rítmica.
3 Interpretar músicas e canções da cultura popular apreciadas pelas crianças. O Cancioneiro popular infantil. Interpretação de canções populares que compõem a cultura da infância.
4 Reproduzir Jogos e brincadeiras musicais para a educação infantil. Jogos e brincadeiras musicais para a educação infantil.

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:Presencial: Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo.A distância:Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO: Processual. Complementação da carga horária por tarefas e portfólio.

CERTIFICAÇÃO: Após a conclusão do curso. Curso Livre, respaldado na Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERÊNCIAS

 ALENCAR, Shirley Correia, A utilização da música como ferramenta no ensino-aprendizagem. Revista Construir Notícias, v.1, n.53, jul./ago., 2010.

ALMEIDA, Renato. A História da Música Brasileira. Universidade do Texas, F. Briguiet: 1926.

ANDRADE, Mário. Pequena Historia Da Música. Martins Editora, 1980.

BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.

SOUZA, Jane Cleia Lima de. A música na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade CECAP-DF para obtenção da graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia. 2013.

SILVA, Antônia Carla Gomes da. A importância da música na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade CECAP-DF para obtenção da graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia.2014.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desenvolvendo a linguagem musical na educação infantil.”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.