Creche 0 a 3 Desenvolvendo a Aprendizagem: Afetividade, Cognição, Psicomotricidade

REF: CDAACP Categorias ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

CRECHE 0 a 3 – DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM: AFETIVIDADE, COGNIÇÃO, PSICOMOTRICIDADE.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso objetiva capacitar o participante para o trabalho pedagógico na educação infantil, creche de 0 a 3 anos. A procura pelo profissional para trabalhar em creches com crianças de 0 a 3 anos é constante e exige que o professor demonstre competências para atuar com conteúdos de naturezas diversas, desde realizar os cuidados básicos essenciais que a crianças necessita como alimentação, higiene e sono até mediar os conhecimentos específicos das várias áreas do conhecimento.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

Conhecimento das etapas de desenvolvimento normal de crianças de 0 a 3 anos. Conceitos de afetividade, cognição e psicomotricidade. O cuidar e o educar como aspectos inseparáveis na creche. Interação e brincadeira: eixos a serem trabalhados para desenvolver a aprendizagem da criança na creche.                                                              

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais em geral que atendam as crianças de 0 a 3 anos, estudantes de pedagogia, psicologia, assistência social, professores e assistentes de berçário e creche.

 MODALIDADE:

Semi-presencial / A distância

 CARGA HORÁRIA:

40 horas

Sendo 28 horas presenciais e complementação de carga horária de 12 horas por entrega de portfólio.

 MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais     Aspectos Atitudinais
Ampliar conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos. Demonstrar conhecimentos prévios sobre o desenvolvimento infantil – 0 a 3 anos Mostrar interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
Conceituar afetividade, cognição e psicomotricidade na faixa etária de 0 a 3 anos. Estabelecer relações entre os conceitos de afetividade, cognição e psicomotricidade. Usar os conceitos aprendidos para elaborar atividades, exemplificando situações práticas.
Reconhecer que educar e cuidar são conceitos indissociáveis. Discutir sobre os conteúdos e atividades propostos na creche concluindo que a aprendizagem se desenvolve na interação e na brincadeira. Planejar atividades que envolvam educar cuidando/ cuidar educando tendo como eixos a interação e a brincadeira.

OBJETIVO GERAL:

Capacitar o participante para o trabalho pedagógico na educação infantil, creche de 0 a 3 anos para prestar os cuidados básicos essenciais que a crianças necessita como alimentação, higiene e sono e  mediar os conhecimentos específicos das várias áreas do conhecimento.

 OBJETIVOS ESPECÌFICOS

Unidade OBJETIVOSAo término da unidade o aluno será capaz de: CONTEUDO PROGRAMÁTICO
1 Conhecer as etapas de desenvolvimento normal de crianças de 0 a 3 anos. Conhecimento das etapas de desenvolvimento normal de crianças de 0 a 3 anos.
2 Conceituar afetividade, cognição e psicomotricidade, associando-os a atividades do cotidiano da creche. Conceitos de afetividade, cognição e psicomotricidade.
3 Compreender que o cuidar e o educar caminham juntos para o desenvolvimento integral da criança. O cuidar e o educar como aspectos inseparáveis na creche.
4 Aprender a selecionar atividades que unam os dois eixos de trabalho na creche: interação e brincadeira. Interação e brincadeira: eixos a serem trabalhados para desenvolver a aprendizagem da criança na creche.

 ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo. Complementação de carga horária por portfólio.

A distância:

Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

AVALIAÇÃO:

Processual/mediante entrega de portfólio

CERTIFICAÇÃO:

Curso Livre. Após a conclusão do curso. Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERENCIAS

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa e SOLE, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Artes Médicas, 1999. Porto Alegre.

BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. (1999) Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A Organização dos Espaços na Educação Infantil.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Creche 0 a 3 Desenvolvendo a Aprendizagem: Afetividade, Cognição, Psicomotricidade”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.