As artes visuais na educação infantil – A

REF: AVEI- A Categorias ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso destina-se a atualizar os conhecimentos dos professores e monitores da educação infantil para trabalhar com as múltiplas linguagens artísticas que compõem as artes visuais. Na educação infantil as artes visuais são consideradas uma linguagem a ser aprendida e experimentada pelas crianças, em que a experimentação dos materiais e suportes é mais importante do que a própria produção artística.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

A importância das artes visuais e de suas múltiplas linguagens para o grupo de 0 a 3 anos (creche) e para o grupo de 4 e 5 anos (educação infantil). Atividades de desenho, pintura, recorte e colagem, escultura. Objetivos do ensino de artes visuais na educação infantil. O fazer artístico e a apreciação em artes visuais na creche e na pré-escola. Releituras de obras artísticas na educação infantil.

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia, professores e monitores da educação infantil.

MODALIDADE:

Presencial / A distância

CARGA HORÁRIA:

40 Horas

MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Desenvolver capacidades para trabalhar com artes visuais na educação infantil Organizar materiais e suportes que proporcionem as crianças uma diversidade de experimentações. Contribuir para o desenvolvimento da imaginação, atenção, criatividade, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Adquirir conhecimentos para Proporcionar as crianças experimentações em desenho, pintura, escultura, recorte e colagem Demonstrar interesse em ampliar seus conhecimentos e atividades de artes visuais. Apreciar e expor os resultados dos trabalhos artísticos das crianças.
Reconhecer a importância de apresentar obras de artistas importantes propondo as crianças a releitura dessas obras. Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos Valorizar o resultado das releituras de obras de arte pelas crianças..

OBJETIVO GERAL:

Atualizar os conhecimentos prévios dos professores e monitores da educação infantil para trabalhar com as múltiplas linguagens artísticas que compõem as artes visuais.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Unidade OBJETIVOS

Ao término da unidade o aluno será capaz de:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Reconhecer a importância das artes visuais na educação infantil A importância das artes visuais e de suas múltiplas linguagens para o grupo de 0 a 3 anos (cheche) e para o grupo de 4 e 5 anos (educação infantil).
2  Explorar as sensações, sentimentos e pensamentos por meio de experimentações com diferentes materiais e suportes.  Objetivos do ensino de artes visuais na educação infantil.
3 Estimular criações visuais como manifestação da criatividade infantil para desenvolver a sensibilidade estética nas crianças. Atividades de desenho, pintura, recorte e colagem, escultura.O fazer artístico e a apreciação em artes visuais na creche e na pré-escola.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de exercício prático com utilização de todos os equipamentos.

A distância:

Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

 AVALIAÇÃO:

Processual.

CERTIFICAÇÃO:

Curso Livre. Após a conclusão do curso. Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3.

VENTRELLA. Roseli Cassar e GARCIA, Maria Alice Lima. Org. O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I / Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas; São Paulo: FDE, 2006.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “As artes visuais na educação infantil – A”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.