Alfabetização e letramento

REF: Al Categorias ,

Descrição

CURSO PARA TURMA FECHADA

FALE CONOSCO: contato@unicurso.com.br

Descrição do curso

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

Este curso destina-se a capacitar os educadores a conhecer os conceitos e utilizar as práticas de alfabetização e letramento. O conceito de letramento apresentado por Paulo Freire e aprofundado por Magda Soares e as contribuições de Emília Ferreiro e colaboradores sobre a construção da escrita pela criança, causaram mudanças nos processos de alfabetização na escola, que necessitam ser aprendidas, discutidas e implementadas pelos educadores, especialmente os que atuam no 1º ano do ensino fundamental que atendem as crianças de 6 anos.

PLANO DE CURSO

EMENTA:

Conceitos de Alfabetização e Letramento. Métodos de Alfabetização no Brasil – Breve histórico. A criança e o processo de construção da escrita (Emília Ferreiro). Alfabetização e Letramento – Contribuições de Magda Soares e Paulo Freire. Práticas de Alfabetização e Letramento.

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de pedagogia, professores da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais.

 MODALIDADE:

Presencial/ a distância

 CARGA HORÁRIA:

40 horas

MAPA DE COMPETÊNCIAS

Aspectos conceituais Aspectos Procedimentais Aspectos atitudinais
Conceituar letramento, oralidade e Alfabetização. Discriminar os conceitos de letramento, oralidade e alfabetização. Mostrar interesse em ampliar o letramento das crianças, auxiliando-as a compreender o sentido social da escrita.
Conhecer brevemente os métodos de alfabetização usados no Brasil Estabelecer relações entre os diferentes métodos de alfabetização apresentados. Escolher dentre os vários métodos de alfabetização aspectos que contribuam ao seu planejamento.
Refletir sobre a construção da escrita na criança Usar as informações recebidas no planejamento de atividades de alfabetização. Interiorizar os estágios de aprendizagem da escrita na criança. Ampliar as vivências de oralidade e letramento das crianças.

OBJETIVO GERAL:

Capacitar os educadores a conhecer os conceitos e utilizar as práticas de oralidade e letramento para a alfabetização.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Unidade OBJETIVOSAo término da unidade o aluno será capaz de: CONTEUDO PROGRAMÁTICO
1 Conceituar letramento, oralidade e alfabetização percebendo a integração entre esses conceitos. Conceitos de letramento, oralidade e Alfabetização.
2 Conhecer um breve panorama dos métodos de alfabetização usados no Brasil, identificando o método utilizado na escola. Breve panorama dos métodos de alfabetização usados no Brasil.
3 Refletir sobre as contribuições dos teóricos às práticas de alfabetização. Contribuições teóricas de Paulo Freire, Magda Soares e Emília Ferreiro ao processo de alfabetização.
4 Colaborar para a elaboração de atividades facilitadoras da construção da escrita pela criança. A construção da escrita na criança.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Presencial:

Exposição oral dialogada e técnicas de ensino que possibilitem debates e discussões com utilização de recursos audiovisuais e a realização de dinâmicas de grupo.

A distância:

Utilização das ferramentas texto, vídeo, slides, fórum, tarefa no ambiente virtual MOODLE.

 AVALIAÇÃO:

Processual.

CERTIFICAÇÃO:

Curso Livre. Após a conclusão do curso. Lei Federal no 9.394, que rege os cursos livres de capacitação, atualização e qualificação profissional. Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

REFERÊNCIAS

CAGLIARI, Luis. Carlos. Alfabetizando sem Ba, Be, Bi, Bo, Bu. São Paulo, Scipione.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez, 1985

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)

LOPES, Janine Ramos. Caderno do educador: alfabetização e letramento 1 / Janine Ramos Lopes, Maria Celeste Matos de Abreu, Maria Célia Elias Mattos. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Alfabetização e letramento”

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.