Palestras Teóricas e Motivacionais, Workshops Oficinas Pedagógicas, Dinâmicas de Grupos,
Autoestima, Relações Interpessoais, Coaching Educacional e Projetos Educacionais Sociais.

Pensar em uma nova e moderna estrutura, onde os serviços de atendimento ao público inserem-se em uma nova concepção de cidadania, significa preparar, qualificar, aperfeiçoar, valorizar e estimular Quadros Funcional para dessa forma, atender com eficácia os programas de governo.

Nenhuma instituição pública ou privada pode funcionar sem comprometimento por parte de seus colaboradores. O comprometimento tem que estar ligados a fatores motivacionais no ambiente organizacional. A motivação provocam mudanças comportamentais de indivíduos. A importância da motivação no trabalho com orientação das instituições no sentido de valorização dos profissionais.

Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:

Hierarquia das necessidades do ser humano

As necessidades de status e autoestima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas. São necessidades de status e estima: autoconfiança, reconhecimento, confiança, conquista e respeito dos outros.

O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar; tais necessidades são representadas na pirâmide hierárquica. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de baixa autoestima frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.

A complexidade das motivações no trabalhador. Não basta ao profissional ser bem remunerado se não for reconhecido pelo que faz, se não tiver a oportunidade de desenvolver suas competências pessoais e profissionais, se não perceber o crescimento ou ao menos a possibilidade de crescimento na hierarquia da instituição.

Na verdade, é fundamental que o próprio profissional se conheça enquanto pessoa, que identifique seus anseios, que tenha em conta o que de acordo com sua natureza o satisfaz, e mais ainda, o realiza. É algo que se ele não tem consciência e não o manifesta, dificilmente poderá a organização atender mesmo que queira.

A motivação, portanto, é muito mais do que um estímulo ou a satisfação de um desejo, é algo que “move, canaliza e sustenta o comportamento de uma pessoa”, segundo Stoner e Freeman. (1995, p. 322).

 

Nos fale de um tema que acha importante para melhorar suas aulas.

8 + 9 =